14 de julho de 2011

A utopia de viver

Sabe quando uma palavra soa bem? Quando alguém diz aquelas letrinhas com sentido que caem como uma luva? Tenho uma que, para muitos, é sinônimo de ilusão. Utopia. No meu 'universo' nada mais é do que um sonho 'um pouco maior' da minha realidade, mas não impossível de ser realizado. No sentido denotativo é definida como 'local ou situação ideal onde tudo é perfeito. Frequentemente a palavra é empregada para designar sistemas ou planos de reformas considerados pouco práticos ou irrealizáveis.' É...ainda bem que no conotativo a história é outra.(pelo menos para mim).

Como boa aquariana que sou, minha mente viaja anos luz à frente e faz com que eu projete exatamente o que quero, o que desejo, o que preciso para algumas horas e/ou para alguns anos. Ruim? Que nada...Foi com esse espírito 'utópico' que conquistei muitas coisas e não há dinheiro no mundo que pague a sensação de quando algo que sonhei realmente sai da 'caixa colorida' como já escrevi por aqui.


Como boa aquariana, gosto de pensar que o meu mundo imaginário irá virar realidade. Que meu desejo louco de conhecer o Egito será realizado. Que irei ficar cara a cara com o John Mayer, que serei a apresentadora do 'Top 10', que passarei férias no Caribe. Que vou reunir todos os meus melhores amigos do tempo do colégio novamente...

Esta utopia me faz acreditar que a cada amanhecer, tenho a chance de tentar realizar pelo menos um desses desejos (ou parte deles). Que posso buscar do meu jeito, algum meio de dar certo. Coisa bem boa que me permito ser assim, meio utópica demais, louca demais, sonhadora demais. Clarice Lispector disse que certa vez 'estava doidamente mais feliz' e é por aí que meu caminho trilha...na minha utopia cada vez mas feliz.

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar." Eduardo Galeano.

Nenhum comentário: