1 de abril de 2012

O tempo. Parte II

Há algum tempo escrevi sobre o tempo, como ele machuca, cura, acalma, alivia, é certeiro. Palavra que, como o amor, poe e faz tudo isto e mais um pouco dentro da máquina chamada corpo humano. Mais uma  vez, meu pensamento voltou-se para ele.

E o que passou? O que de bom e de ruim ficou em nossa vida que foi 'feito' pelo tempo? Será que valeu a pena? Será que tudo foi em vão? Estas perguntas tem apenas uma alternativa de resposta. SIM. Sempre vale a pena. Se estivermos passando por alguma situação difícil no presente e vivemos algo parecido no passado, saberemos bem como sair desta situação. Se for favorável, a gente quer por que quer sentir a mesma sensação boa do passado que o tempo nos proporcionou.


O tempo que falo aqui também vale para o futuro. Exemplifico mais uma vez: se estamos na faculdade, aqueles quatro ou cinco anos que levamos para concluir o curso parecem uma eternidade, porque contamos os segundos para que o dia D chegue em um piscar de olhos (e ele chega mesmo). Depois que passa, já ao final da colação de grau, o desejo mais ardente é que todo aquele 'tempo' voltasse, para começarmos e vivermos todos os momentos bons (e que passaram rápido, muito rápido).

Não adianta. Se está chovendo, queremos sol. Se tem sol, queremos uma chuva para refrescar. Se sentimos falta do passado, o queremos de volta. Se desejamos o tempo futuro, ficamos loucos que a hora certa chegue (e às vezes ela não chega) e culpamos o título deste post por ter feito a gente 'esperar' demais.

O que são dois dias para quem esperou 2.190?
Para muitos, é nada.
Para outros, muito tempo criando expectativa para poucas horas.
Para poucos, é eterno.

O tempo não foi cruel pela espera, foi sábio. Ele sempre é. Com relação ao futuro, eu até já duvidei de seu poder, querendo as coisas para o hoje, mas muitas vezes o que quero HOJE precisa ser bem moldado pelo tempo, para que ele, o HOJE, vire o tempo futuro para a eternidade.

Assim seja.

Assim já é.

Eles dizem que as coisas boas levam tempo.
Mas as coisas mais maravilhosas realmente acontecem
no piscar de um olho.

Nenhum comentário: