11 de junho de 2009

Falta ou comodismo?

Hoje venho falar de saudade. Uma palavra que todo mundo já sabe que só existe no português, em outras línguas, este sentimento não tem nome. A saudade é algo estranhamente bom, pois nos faz recordar, reviver. Existem milhões de músicas, frases, poemas a respeito "dela", mas nada comparado quando a sentimos na alma. Saudade, para mim, é quando algo de muuuuito bom aconteceu conosco e que gostaríamos que a mesma cena e/ou situação se repetisse. Vale em tudo: trabalho, amizade, família, amor. Sentir falta de algo ou alguém não é pecado, é uma benção. A saudade, muita vezes, nos faz chorar. De alegria ou de tristeza. A saudade sufoca o peito por algo que perdemos ou pelo simples fato de termos convicção que nunca mais, iremos viver tal situação que ainda nos sufoca.

Essa falta é saudável porque se 'faz falta' é porque realmente valeu a pena. Quando fica na memória, tudo bem, foi bom, bonito, mas não o suficiente para deixar aquele gosto de quero mais. Comodismo de pensar que a mesma situação possa a vir acontecer, mas esta pode nunca mais chegar, ou se vier, será totalmente diferente (e melhor). Eu sinto saudade de muitas coisas. De cheiros, lugares, roupas, cidades, situações, sentimentos e pessoas. Saudade de coisas que eu jamais na vida queria ter me "desfeito" e que, por obra do destino, acabou acontecendo. Como disse minha escritora predileta, Clarice Lispector, "saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem"..é, com certeza é. Por quê? A resposta é outro poeta que diz....



"Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante."
Carlos Drummond de Andrade

4 comentários:

Marta Gentilini disse...

Custei muito a entender, interpretar, sentir... a Saudade como algo positivo. E ela é, e pode servir para adquirirmos muita força. E seguir em frente! Como vc mesma falou só podemos sentir por algo que realmente valeu a pena!
Podemos estar longe e sentirmos ela muito presente, ela nos fará sofrer, chorar...e ao mesmo tempo nos mostrará que estamos longe na busca de outros ideiais, que nesse momento é mais necessário!

:))))
Saudade! muitas coisas passamos, vivemos, dividimos...rimos, choramos, sentimos!

Isa Graziadei disse...

Essa tua foto é mto linda e com essa frase que tu coloco embaixo então... perfeito
te amo

fabiana disse...

morri. sim, de saudade.

amo!

Unknown disse...

Carlos Drumond de Andrade resumiu bem o que significa a saudade, para mim quase sempre ela se refere a algo que não existiu e que gostaríamos muito de ter vivido...