20 de novembro de 2008

Temporal

Sem querer, descobri um site da língua portuguesa que, quando acontece algo 'significante', o mesmo manda para o email das pessoas cadastradas a palavra relacionada com o fato e uma breve explicacação sobre seu significado. Agora, acabo de receber mais uma e esta, me chamou a atenção. Temporal foi a minha 'Palavra do Dia' e assim recebi:

"Bastaram algumas horas de chuva ao fim da tarde na última segunda-feira, 17 de outubro, para que sobreviesse um grande caos no trânsito em várias regiões da cidade do Rio de Janeiro.

A palavra “temporal” tem sua origem no latim, “temporalis” e, além de designar uma tempestade com chuva e ventos fortes, o termo também exerce a função de adjetivo, designando algo que não dura muito tempo (o mesmo que “temporário”), ou coisa terrena, material (e não espiritual, ou religiosa
"

É, existem coisas nesta vida que são temporárias, como um emprego, uma viagem. O temporal do dicionário também existe outras definições na vida real. O temporal de chuva e vento pode ser também de sentimentos, de mágoas, de felicidade. Dizem que sempre depois do temporal, vem o arco-íris, abrindo os caminhos e mostrando que as coisas voltam ao seu lugar, ou pelo menos ficam onde deveriam estar. O temporal, no sentido material é muito válido porque não há nada melhor do que sentir o abraço de alguém especial, de um amigo que há tempos não vemos, o cheiro de colo de mãe e por aí afora.

O português é uma língua fantástica pois a gente descobre, a cada dia, que uma palavra que, muitas vezes, para uns pode parecer uma coisa triste, para outros significa alegria, renovação, felicidade.


ps: É, hoje acordei filosofando......

2 comentários:

Anônimo disse...

Quantas vezes ouvimos uma palavra e até mesmo recebemos um gesto de alguma pessoa e logo interpretamos como algo ruim, negativo. E hj você mostra que muitas vezes as coisas não são o que se parece, né?
"...sempre depois do temporal, vem o arco-íris, abrindo os caminhos e mostrando que as coisas voltam ao seu lugar, ou pelo menos ficam onde deveriam estar..."
Espero muito que a gente consiga acreditar nisso sempre!!!

ameiii :)
...o cheiro de colo de mãe...
Conta Sempre comigo! e com meu colo tb!!!!!

Anônimo disse...

hoje acordasse bem na filosofia mesmo .. hahaha